A importância da acupuntura na diminuição do “stress” para professores

Os professores são uma classe especial e a partir deles é que começamos a vislumbrar a nossa educação e também dos nossos filhos.

 

São eles que nos remetem e nos acompanham desde cedo, continuadamente, ensinando e monitorando a aprendizagem de várias coisas, tais como: alfabetização, noções de comportamento com pessoas conhecidas como família e também as desconhecidas. É na escola que aprendemos a fazer amigos desde cedo. Que satisfação pessoal de cada um, quando nos lembramos, com saudades, das aulas gratificantes que recebemos no dia a dia deles.

Nos dias de hoje, porém, temos situação completamente diferente do que quando passamos no dia a dia. Antigamente tínhamos professores que ministravam suas aulas com carga horária completa, ou seja, 40 horas, em uma só escola e desta forma conseguiam viver de uma forma calma e tranquila.

Hoje, dificilmente, encontramos um professor que consiga ministrar aulas e sobreviver somente de uma escola. Os professores tem várias aulas, em vários períodos, em todos os dias da semana, com jornada dupla, para desta forma tentar dar uma educação digna a sua família.

Mas, o que realmente acontece, é que a nossa educação, nos dias atuais, passa por uma fase bem difícil porque lida hoje com alunos que são na maioria, muito mais desobedientes, teimosos, sem limites, resistentes à mudança, o que está tornando os professores, um nível de tensão e de considerável ” stress”, mais acessíveis a doenças de modo geral. Portanto, devido a esses motivos, acabam deixando sua profissão, de lado, migrando para outras funções que possam obter mais recursos financeiros e menos “stress”!

O que muitos não sabem é que existem alguns tratamentos que podem ajuda-los a ter mais qualidade na profissão que escolheram.

Um destes tratamentos é a Acupuntura, que é milenar, que trás ao indivíduo uma qualidade de vida e diminui o “stress”, sensivelmente, ajudando-o a poder exercer sua função de modo adequado e sem doenças.

A acupuntura traz ao individuo, benefícios que vão desde sono mais tranquilo até prevenções de doenças, porque traz a ele, um equilíbrio através do desbloqueio de vários canais de energia que se localizam nos braços, pernas, mãos, cabeça e que direcionam para os nossos órgãos, desbloqueando e tratando os órgãos tais como fígado, baço, pâncreas, estomago. Intestino delgado e grosso, entre outros.

Este equilíbrio ajuda o individuo a ter mais qualidade de vida e a buscar, estruturar melhor suas atividade porque o “stress” leva a várias doenças. Estas doenças podem se tornar crônicas, as quais, a acupuntura consegue trata-las amenizando muito as dores e os sintomas que produzem.

A dor física crônica se torna também uma dor psíquica, trazendo à tona, emoções como raiva e desânimo, além de depressão e ansiedade- e todos podem tornar a dor ainda pior.

Segundo a definição de dor que a Associação Internacional para o Estudo da Dor diz que a dor é “uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial dos tecidos ou descrita em função dessas lesões” Esta é uma definição que é deliberadamente deixa as portas abertas a várias possibilidades.( Laliberte Richard - Dores crônicas nunca mais: Rio de Janeiro: Readers Digest,2010;pg 19)

Portanto, podemos perceber que a experiência de dor pode ser tanto sensorial quanto emocional, ou seja, para uma dor estes dois aspectos não podem ser separados, porque quando você está sentindo dor, a sensação é de que existe uma ameaça ao seu corpo ou à sua saúde, o que pode provocar uma resposta emocional. Podemos colocar como parâmetros, que uma pessoa que está estressada tem os dois componentes, o sensorial e o emocional. A acupuntura pode tratar os dois ao mesmo tempo.

A acupuntura possui a reputação de curar e aliviar as dores. O que realmente acontece é que os pontos de acupuntura costumam estar próximos de terminações nervosas importantes e pode se demonstrar que a pele nesses pontos conduz eletricidade de forma diferente de outras áreas. Há evidências de que a acupuntura desencadeia a liberação de analgésicos naturais, como as endorfinas, que aliviam a dor da enxaqueca e outros tipos de dores miofascial, dor lombar, osteoartrite, fibromialgia, entre outros.

Temos no “stress”, além de afetado o sistema nervoso está intrínseco o valor emocional, que somado provoca mais dores e desequilibra radicalmente o organismo do individuo. A acupuntura restaura o fluxo de energia e estabelece o equilíbrio, curando o corpo e aliviando a dor.

Pode se afirmar que se o psiquismo estiver em equilíbrio, o individuo estará menos sujeito a doenças de origem externa, ou seja, ele não contrairá nenhuma doença, mesmo infecciosa. Portanto podemos perceber que o psiquismo desempenha um papel importante na vunerabilidade às doenças .Elas podem causar várias desordens.

Na Medicina Chinesa existe tendência à cólera, ao excesso de alegria ou de emoções, ao excesso de reflexão ou de preocupação; à tristeza e a mágoa; do temor, ao medo, e a seu oposto; o excesso de autoridade.

Todas estas tendências e emoções estão diretamente relacionadas ao individuo que passa por uma situação de “stress”, porque estão veiculadas ao organismo como um todo. Como estamos observando nos dias de hoje, os professores estão vivendo situações no seu dia a dia de muito “stress” devido a jornadas de trabalho duplas, há situações pouco adequadas de trabalho, salas com excesso de alunos, além de comportamentos totalmente inadequados de alunos, como falta de respeito em salas de aula.

Isto tem trazido aos professores, mesmo aos mais dedicados, absenteísmo, desmotivações em preparar e ministrar suas aulas e principalmente o “stress” que tem acometido tantos profissionais da educação, fazendo com que estejam em afastamentos, parciais ou permanentes e até mesmo a morte.

Portanto, se pudessem optar pelo tratamento de acupuntura teriam restabelecido e equilibrado suas emoções, suas dores e finalmente seu “stress” seria totalmente minimizado porque seu organismo seria novamente reequilibrado.

Email

Follow us

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod.

Follow us

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod.